O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e os estadistas da Tanzânia, Samia Suluhu e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, discursaram, ontem, virtualmente, em kiswahili, na primeira celebração do Dia Mundial de Língua kiswahili, realizada na cidade de Dar Es Salam.
A celebração resulta da decisão tomada em Novembro passado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, de declarar o 7 de Julho, como o Dia Mundial do kiswahili, tornando o kiswahili a primeira língua africana a ser celebrada pela ONU.
De acordo com uma nota da presidência da República, na sua mensagem, o Chefe do estado moçambicano enalteceu a importância de kiswahili na comunicação entre os povos e nas lutas de libertação dos países Africanos.
Para o Presidente da República, o kiswahili continua a servir de instrumento importante para reconstruir a personalidade e identidade africanas, e apela a contínua difusão da língua para que se torne um veículo de transmissão de ideias e de inovações técnico-científicas que impulsionem o desenvolvimento de África e da Humanidade.
O kiswahili, é a língua africana mais reconhecida internacionalmente, e possui mais de 200 milhões de falantes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.