A sessão do Governo apreciou, esta terça-feira, a informação sobre a balança comercial do sector agrário do primeiro semestre deste ano, com o registo de cerca de 310 milhões de dólares, provenientes das exportações agrícolas.
O número representa um aumento na ordem de 69,4 %, se comparado com igual período do ano passado, em que o país registou 183 milhões de dólares.
“ Este crescimento ou este aumento nas exportações, foi impulsionado pelo aumento da exportação de leguminosas, que passaram de cerca de 14 milhões de dólares para cerca de 48 milhões de dólares, pelas amêndoas que passaram de cerca de 14 milhões de dólares para 69 milhões de dólares. As oleaginosas passaram de cerca de 44 milhões de dólares para cerca de 80 milhões de dólares e todas estas culturas no contexto do SUSTENTA e por conta desta evolução, o défice da balança comercial há-de ter-se situado em cerca de 30 milhões de dólares, portanto, bastante influenciado pela importação de óleo alimentar e também de trigo “, disse.
A sessão do Conselho de Ministros desta terça-feira apreciou também a proposta de lei de investigação em Saúde, Cenários para a expansão das áreas de conservação marinha em Moçambique e o Processo de elaboração da Política de Urbanização.
O governo apreciou ainda a resolução que nomeia o antigo ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, ao cargo de presidente do conselho de administração da Imprensa Nacional de Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.