O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, dirige esta manhã, aqui na cidade de Maputo, a cerimónia de abertura da Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo.
O evento com duração de dois dias tem como lema “Por uma gestão sustentável e integrada do Miombo na construção de resiliência às mudanças climáticas e protecção do Grande Zambeze.”
O encontro pretende partilhar informação sobre o estado actual deste recurso florestal e identificar oportunidades para a implementação de acções conjuntas.
A conferência, a decorrer de forma híbrida, junta membros do governo de Moçambique, representantes de alguns países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), políticos, académicos, entre outras individualidades.
O nome miombo é usado em numerosas línguas Bantu para designar caracteristicamente árvores que perdem as suas folhas por um curto período, na estação seca, para reduzir a perda hídrica e produzir um novo fluxo de folhas pouco antes do início da estação das chuvas, mascarando com cores ricas de dourados e vermelhos o espaço envolvente. As florestas de miombo são também importantes para a subsistência de muitas populações rurais que dependem dos recursos disponibilizados pela floresta. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.