O Primeiro-Ministro português anunciou, esta sexta-feira, em Maputo, que inicia este mês, o apetrechamento das Forças Armadas de Moçambique (FADM). no âmbito da missão de formação militar da União Europeia, em apoio no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
António Costa anunciou o facto depois de visitar a Companhia independente de fuzileiros da Katembe, na cidade de Maputo, onde decorre a preparação da Força de Reacção Rápida moçambicana.
“Uma parte do equipamento que a própria União Europeia fornece, já está em Moçambique e creio que será entregue aquando da visita do alto representante, Joseph Borrel, agora no próximo dia 9. Há um outro tipo de equipamento que Moçambique tem listado com necessidades, temos que trabalhar, quer no quadro aa união Europeia, quer po ventura, entre um conjunto de países da União Europeia para se poder completar esse apoio, para que toda esta operação, para além da formação, depois tenha realmente a necessária expansão “ disse.
O Primeiro-Ministro português enalteceu a importância e os resultados da união entre o seu país e Moçambique no quadro da cooperação bilateral no domínio militar.
Por sua vez, o Comandante da Missão de Formação Militar da União Europeia, em Moçambique, Nuno Lemos, considera necessária a ajuda disponibilizada no combate ao terrorismo.
Sublinhou que os ataques terroristas, no norte de Cabo Delgado, não constituem um problema apenas de Moçambique, daí que se exige a união de esforços na busca de soluções urgentes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.