O Primeiro-ministro reitera que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros da Renamo (DDR) será concluído, ainda este ano.
Adriano Maleane diz que a abrangência do DDR para mais de 4 mil dos 5 mil e 200 homens residuais da Renamo, até aqui, é um claro sinal de que todo o processo deverá conhecer o fim, até Dezembro próximo, incluindo o encerramento de todas as bases do movimento.
Trata-se, segundo Maleiane, do fim de um dos principais dossiers relacionados com a paz e reconciliação nacional, ao longo dos últimos anos, no país.
Por isso mesmo, na sede das Nações Unidas, Primeiro-ministro, Adriano Maleane, é portador de um convite do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Secretário-geral da ONU, António Guterres, para visitar Moçambique e testemunhar o fim do DDR.
Ainda no capítulo da segurança, Adriano Maleane destacou os resultados no combate ao terrorismo, em Cabo Delgado, como um claro sinal do sucesso da abordagem que o país adoptou para acabar com o problema.
Este sábado, Adriano Maleane discursou, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no prosseguimento da sessão de Alto Nível da septuagésima sétima Assembleia-geral da ONU.
Moçambique entra, a partir de 01 de Janeiro de 2023, para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, depois da eleição, em Junho passado, um tema apontado no discurso do Primeiro-ministro, que agradeceu pela escolha unânime de Moçambique ao Órgão. ( RM Nova Iorque)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.