O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que o governo vai continuar a promover acções para o bem-estar da população idosa, adoptando políticas, estratégias, práticas e legislação mais adequadas para o seu bem-estar.
Em mensagem por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa que hoje se assinala, Filipe Nyusi enaltece o contributo dado pela população idosa nas respostas aos desafios da pandemia da covid-19, conflitos e mudanças climáticas.
“ Somos todos chamados para em primeiro lugar, mudar a maneira como as pessoas pensam e agem sobre os idosos e a trabalhar para a defesa dos seus direitos” –lê-se na mensagem
No país, o idoso é confrontado com discriminação, exclusão, abuso e violência na sua própria família e na comunidade e muitas vezes por aqueles que deviam protege-lo.
Perante esta realidade, o Chefe de Estado exorta a todos os moçambicanos a pautarem por uma atitude que dignifica as pessoas idosas, assegurando-lhes o gozo de direitos iguais, sem discriminação, violência ou exclusão de qualquer tipo.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado a 1 de Outubro, para homenagear os idosos e as idosas e sensibilizar a sociedade sobre os desafios do envelhecimento, para a tomada de decisões que melhor protejam e promovam os direitos humanos desta camada de população.
Instituído pelas Nações Unidas em 1990, as celebrações deste ano ocorrem no segundo ano depois da Assembleia geral das Nações Unidas ter declarado o período 2021 a 2030 como Década do Envelhecimento Saudável. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.