Moçambique poderá adoptar a vacina contra a tuberculose nas acções de combate à Covid-19.
O estudo nesse sentido poderá ser feito, a partir deste mês, pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, na província da Maputo.
O investigador e coordenador da área de pesquisa de infecções respiratórias agudas e doenças bacterianas evasivas no Centro de investigação, Nelson Tembe, disse que caso o estudo revele eficácia, Moçambique poderá alcançar resultados encorajadores na luta contra a pandemia viral.
“ Este estudo será realizado entre os profissionais de saúde, vamos ver se esta vacina vai diminuir a incidência da doença. Estes estudos testam a hipótese de que a vacina pode ter um efeito positivo. É uma vacina contra a tuberculose sim, mas os resultados que surgiram indicam que existe a possibilidade dessa vacina ter um efeito positivo no combate contra a Covid-19” disse.
O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça já reúne todas as ferramentas para o arranque deste estudo, estando a seguir os procedimentos administrativos para obter a autorização das autoridades competentes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.