O País regista o primeiro caso da varíola dos macacos.
A doença, que tem como principais sintomas, febres, dor de cabeça intensa, gânglios inflamados e manchas na pele, foi diagnosticada, esta quarta-feira, na província de Maputo.
O caso foi diagnosticado num indivíduo do sexo masculino, que actualmente se encontra num quadro clínico satisfatório, segundo anunciou o Ministro da Saúde.
“O caso apresentou-se no dia 4 de Outubro com febres, lesões cutâneas e história de uma viagem internacional recente. A amostra foi colhida no mesmo dia e levada ao Instituto Nacional de Saúde onde foi confirmado o diagnóstico pela técnica de PCR. O caso encontra-se neste momento em isolamento na unidade sanitária, como referimos, apresentando um estado de saúde satisfatório", disse.
Armindo Tiago apela a calma e a observância das medidas de contenção da doença e assegura a prontidão do sector da saúde para o rápido rastreio da doença.
“ Apesar deste anúncio, nós devemos manter a calma e a tranquilidade porque a doença varíola dos macacos na verdade já se alastrou para todos os continentes e como dissemos, sendo mais comum nos continentes americano, europeu e africano. Nós como sector, vamos intensificar a vigilância epidemiológica da doença, aliada a prontidão do nosso sector para garantir que rapidamente, tenhamos o diagnóstico dos casos suspeitos “, afirmou.
Em todo país, foram testados, até esta quarta-feira, quarenta e nove casos suspeitos da varíola dos macacos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.