Cerca de sessenta e oito mil pessoas na província de Maputo poderão ser afectadas pelos efeitos combinados da seca, chuva e ventos fortes, durante a época chuvosa 2022/2023.
As previsões são Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (INGD) e foram partilhadas na reunião do Conselho Executivo provincial de Maputo.
Trata-se de uma situação que poderá ocorrer em momentos diferentes sendo que há também previsões de inundações nas cidades e vilas daquela região.
Para evitar o pior o INGDD já tem desenhado um plano de contingência, tal como explica o delgado provincial, Amir Abdula.
“Estamos já a activar aquilo que são os Conselhos Técnicos provincial e distritais, incluindo aqui os nossos comités para que estejam em prontidão face a esta época chuvosa que praticamente já está no seu início”, disse.
Para a época chuvosa 2022/2023 há também previsão do risco de ocorrência de danos e consequentemente a intransitabilidade nas vias de acesso da região sul do país.
São cerca de trezentos quilómetros de estradas terraplanadas na província de Maputo que poderão ter a transitabilidade condicionada, nesta época chuvosa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.