O Presidente da República, Filipe Nyusi, enaltece o apoio prestado ao País pela União Europeia, Canadá, Países Baixos, Brasil, Irlanda e Reino Unido no combate ao terrorismo, covid-19 e ciclones.
As relações de amizade e cooperação foram manifestadas, esta quinta-feira em Maputo, durante a cerimónia de acreditação de novos chefes diplomáticos da União Europeia, Canadá, Países Baixos, Brasil, Irlanda e Reino Unido da Grã bretanha e Irlanda do Norte.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse, em declarações à imprensa, que o Chefe de Estado faz um apreciação positiva das relações de cooperação e amizade entre Moçambique e estas nações.
“O Presidente Nyusi encorajou a troca de missões empresariais entre Moçambique e o Brasil, a fim de explorar áreas de investimento no nosso país, principalmente na agricultura, energia, pescas, recursos minerais e turismo. Destacou a participação e a assistência do Canadá nos programas moçambicanos de Saúde, Educação, Agricultura e Desenvolvimento Rural. Reiterou o interesse de Moçambique de assinar o Acordo geral de cooperação e o Programa estratégico de cooperação de 10 anos com a Irlanda, instrumentos jurídicos para a galvanização da cooperação bilateral. Sua Excelência o Presidente da República enalteceu o envolvimento do governo britânico no apoio ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, em Moçambique e manifestou o interesse em continuar a ter a Grã-Bretanha como parceira activa no combate ao terrorismo. Realçou que a União Europeia é o maior parceiro externo de Moçambique, nomeadamente na ajuda pública ao desenvolvimento, comércio e ajuda humanitária “, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.