O governo norte-americano reitera o seu compromisso em continuar a cooperar com Moçambique em diversas áreas de desenvolvimento.
O compromisso foi assumido, esta terça-feira em Lichinga, pelo embaixador norte-americano que se encontra em trabalho de monitoria a projectos financiados por aquele governo na província do Niassa.
Peter Vrooman avançou que para o presente ano, o governo norte-americano desembolsou quatrocentos milhões de dólares para vários programas de saúde, em todo país com destaque para a malária, covid-19, construção de unidades sanitárias, aquisição e distribuição de medicamentos, entre outros.
Na área de conservação do meio ambiente e a protecção da biodiversidade, a província do Niassa beneficiou exclusivamente de doze milhões de dólares americanos, sublinhou a fonte.
A governadora do Niassa, Judite Massengele destacou a construção de infra-estruturas rodoviárias revestidas que comunicam com os países do interland e a República Unida da Tanzânia, como uma das prioridades para o desenvolvimento da província.
O secretário do Estado na Província do Niassa, Dinis Vilanculo apontou a educação nutricional, a construção de unidades sanitárias de nível distrital e blocos operatórios equipados, como acções que devem merecer atenção dos parceiros de cooperação para reduzir a dependência da província no sector de saúde.
Para além das preocupações, os dirigentes dos órgãos de governação descentralizada na província do Niassa apresentaram ao embaixador norte-americano, oportunidades de investimentos nas áreas de agro-negócio, turismo, transporte, entre outros sectores de actividade. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.