O Departamento de Mudanças Climáticas e os Serviços Meteorológicos do Malawi, alertam para a ocorrência de mais cinco ciclones tropicais na presente estação chuvosa.
São ciclones que irão se formar no Oceano Índico e poderão atingir o Malawi e outros países vizinhos, entre os meses de Janeiro e Março próximos.
O chefe dos serviços meteorológicos do departamento de mudanças climáticas do Malawi, Charles Vanya, disse existirem maiores probabilidades de os ciclones afectarem o continente, com impacto para o Malawi.
Vanya deu ainda a conhecer que nas próximas duas semanas, a maior parte do país irá registar chuvas localmente fortes que estarão associadas a ventos, raios e trovões, devido à influência da convergência de massas de ar sudeste e leste.
De acordo com as autoridades meteorológicas malawianas, a intempérie poderá concorrer para o incremento dos caudais dos rios, tempestades entre outros fenómenos que colocarão em risco à segurança das pessoas.
Entretanto, dezanove pessoas foram resgatadas com vida e outras seis continuam desparecidas, em consequência de um naufrágio que envolveu um barco a motor, no lago Malawi.
A embarcação que seguia o sentido Ilha Chizumulu à Nkhata Bay, tinha vinte e cinco pessoas a bordo.
No meio da navegação, um dos motores do barco deixou de funcionar o que originou o acidente.
A marinha de guerra e o corpo de salvação pública continuam a trabalhar nas águas do lago Malawi para a recuperação das seis pessoas ainda desaparecidas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.