A África do Sul compromete-se em colaborar no processo de descargas nas bacias hidrográficas de forma a evitar avultados danos em Moçambique.
A vontade foi expressa esta quinta-feira, pelas autoridades sul-africanas no início da visita de três dias do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.
Moçambique é um país que se localiza a jusante em relação a África do Sul sofrendo, por isso, os efeitos severos das descargas não só da terra do Rand como também no Reino de Eswatini e noutros países da região Austral de África.
As mudanças climáticas têm estado a constituir um sério desafio para Moçambique como também para a África do Sul e ao Reino de Eswatini, particularmente na manutenção de infra-estruturas.
É neste sentido que o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, visitou, esta quinta-feira, a barragem de Driekuppes em Kobwe.
Esta visita serviu para Moçambique adquirir experiência na gestão de infra-estruturas associadas a recursos hídricos num contexto marcado pelas mudanças climáticas.
Nesta deslocação a África do Sul o Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos vai discutir, com o seu homólogo sul-africano, mecanismos para a mobilização conjunta de recursos para fazer face aos efeitos nefastos das mudanças climáticas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.