O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) alerta que os ataques terroristas em alguns distritos de Cabo Delgado podem perigar a efectividade da paz e receia que se possam expandir para outras regiões do país.
Para esta organização, o terrorismo em Cabo Delgado e as incursões da Junta Militar da Renamo, em Manica e Sofala, contra pessoas indefesas estão a comprometer sobremaneira os direitos fundamentais dos cidadãos à liberdade e à vida.
A gestora de projecto do IMD, disse que as incursões armadas mancham igualmente a democracia que o país decidiu abraçar colocando o povo como decisor dos destinos políticos.
Lorena Mazive entende que a melhor via para ultrapassar os diferendos é apostar no diálogo e na vigilância para que as populações deslocadas nestas regiões em conflito, possam regressar a sua vida normal.
“É preciso apelar para que as sessões de diálogo entre os vários actores políticos continuem a existir por forma a que haja o maior crescimento, uma maior consolidação desse grande ganho que os moçambicanos conseguiram “ , disse. (RM Tete)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.