Cerca de quatrocentos jovens deslocados da província de Cabo Delgado, na sequência dos ataques terroristas, recebem formação profissional em Nampula.
Trata-se de uma acção do governo que visa reinserir os jovens na sociedade e criar oportunidades para o auto-emprego, uma vez que os mesmos perderam tudo, incluindo o acesso a escola nas suas comunidades.
Os formandos beneficiam de vários cursos com destaque para mecânica, electricidade auto, nutrição, serralharia e construção.
A Directora do Instituto de Formação Profissional Alberto Cassimo de Nacala, Muassite Sonjo, referiu que a instituição vai continuar a receber mais deslocados vindos de Cabo Delgado para outras formações, acto inserido no programa do governo para a reinserção social dos deslocados.
O Instituto de Formação Profissional Alberto Cassimo de Nacala recebeu novos equipamentos de ponta, fruto do financiamento do governo do Japão, avaliado em mais de 8 milhões de dólares.
Para além do apetrechamento do Instituto de Formação Profissional Alberto Cassimo de Nacala, a JICA já financiou outros centros em Maputo, Quelimane e Beira.
Entretanto o Representante Residente Adjunto da JICA, Kobayashi Chiaki, refere que o Japão vai continuar a apoiar Moçambique no campo da formação técnico-profissional com vista a criação de mais empregos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.