A Associação Médica de Moçambique vai suspender por um mês a paralisação das actividades destes profissionais de saúde.
A greve que durou cerca de 27 dias, foi interrompida para permitir que a população tenha acesso aos cuidados de saúde condignos durante a quadra festiva.
O anunciou foi feito, esta quinta-feira, pelo presidente da agremiação, Milton Tatia, no final de uma reunião cujo objectivo era avaliar o ponto de situação da greve da classe medica nacional.
“A classe médica decidiu responder a dois apelos que foram feitos; um do nosso povo, dos nossos pacientes que pediram para que nós voltássemos a trabalhar. Tivemos em conta também o apelo de Sua Excelência o Presidente da República que nos foi endereçado ontem e a manifestação de abertura para um diálogo franco, com vista a encontrar, no mais curto espaço de tempo, soluções para o cumprimento das leis. Então, a classe médica analisou estes dois apelos e decidiu conceder um período de graça ao povo moçambicano, suspendendo provisoriamente a terceira greve nacional dos médicos para permitir que o nosso povo possa passar as festas da melhor maneira possível, beneficiando-se dos nossos cuidados”, disse.
Entretanto, Milton Tatia referiu que persistem as preocupações levantadas pelos médicos junto ao governo, no âmbito da implementação da tabela salarial única. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.