A Administração Regional das Águas do Sul (ARA SUL) alerta para a ocorrência de cheias em algumas regiões da província de Maputo devido as descargas das barragens de Corrumana, no distrito da Moamba e dos Pequenos Libombos, em Boane.
As descargas que iniciaram na manhã deste domingo estão a contribuir para a contínua subida dos caudais dos rios Incomáti, Maputo e Umbelúzi
Segundo o porta-voz da ARA SUL as barragens ora referidas estão a ser pressionadas pelo volume das águas provenientes de barragens da África do sul e do reino de Eswatini, devido a chuva intensa que cai naqueles países vizinhos.
Delário Sengo recomenda a população a se precaver e a seguir as orientações do Instituto Nacional de Gesto de Risco de Desastres (INGD) para que não se venham a perder vidas humanas
“Os drifts de Mafuiane e de Mazambanine poderão estar condicionados nos próximos dias, são drifts usados por pessoas que atravessam e carros e já com o incremento das descargas, poderão ocorrer situações de as águas passarem por cima, daí que a recomendação é de alguma cautela, precaução”, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.