Autoridades de Saúde, em Inhambane, reiteram o apelo à população para reforçar as medidas de higiene individual e colectiva para evitar a eclosão da cólera, que já assola as vizinhas províncias de Gaza e Sofala.
O médico-chefe provincial de Inhambane, João Muchanga, diz haver necessidade de maior responsabilidade na observância das medidas de prevenção da cólera e outras doenças de origem hídrica.
“ Se nós lavarmos a nossas mãos depois de utilizar a latrina, depois de mudar a fralda ao bebé, lavar a mão sempre antes de qualquer refeição, vamos nos safar desta doença. O segundo aspecto é de tratar a água que bebemos, seja ela do rio, da lagoa, porque há comunidade que não têm água. Aquela água deve ser tratada, senão há condições de tratamento de água, aquela água deve ser fervida previamente. Temos que ter uma prática boa da conservação dos alimentos: aquela comida que resta do dia anterior ela deve ser aquecida, antes de ser usada “, disse.
O médico-chefe provincial de Inhambane assegura que a província tem uma equipa de resposta em caso de eclosão da cólera na região. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.