O Presidente da República lançou, esta sexta-feira, um repto aos moçambicanos para rebuscar os valores mais nobres defendido pelos libertadores da pátria.
Filipe Nyusi defende que os heróis nacionais devem ser encarados como símbolos e referências das vitórias da nação moçambicana.
No seu discurso por ocasião do Dia dos Heróis Moçambicanos, o Chefe do Estado referiu que a efeméride é celebrada numa altura em que o país se debate com desafios decorrentes dos ataques terroristas em Cabo delgado, a eclosão da cólera e o combate a pandemia da covid-19.
“Apesar de ainda existirem focos sonantes de ataques terroristas, há um grande esforço para o restabelecimento de segurança nos locais pelas nossas Forças de Defesa e Segurança com o apoio dos nossos parceiros. Para garantir o normal funcionamento das instituições públicas e privadas, temos estado a reconstruir gradualmente nos distritos abrangidos os edifícios dos serviços e outras infra-estruturas sócio-económicas como as de energia, água, saúde e comunicações, vias de acesso, entre outras. Mais uma vez saudamos as nossas briosas Forças de Defesa e Segurança, os nossos parceiros e a força local pela sua determinação e bravura no combate ao terrorismo e garantia de segurança para as populações nos locais afectados” disse.
Relativamente aos problemas sanitários que o país enfrenta, o Chefe do Estado recomendou ao reforço das medidas de higiene e saneamento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.