A Secretária do Estado, na Província de Maputo, apela as comunidades a seguirem todas as recomendações das autoridades governamentais de modo a evitarem mais perdas de vidas humanas devido as inundações provocadas pela chuva que tem estado a fustigar esta região do país.
Judite Mussácula lançou o repto, após visitar esta sexta-feira algumas zonas afectadas pelas inundações nesta urbe e nos distritos de Boane e Namaacha.
“ Queremos pedir muita calma a nossa população. Temos equipas em prontidão e que tudo estão a fazer par continuar a salvar vidas. Queremos pedir a nossa população para que continue a sair dos sítios de risco para locais mais seguros e para que não experimentem entrar para nadar, pensando que é possível atravessar o leito do rio “, afirmou.
Os distritos de Boane e Namaacha neste momento isolados via terrestre do resto da província e do país, foram os escalados, esta sexta-feira, pela Presidente do Instituto de Gestão e Redução do Risco de Desastres.
Durante a visita, Luísa Meque reforçou o apelo para a retirada das populações que residem nas proximidades dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, para áreas seguras.
“Estamos muito preocupados, e não é só para o distrito de Boane, temos também situações ao nível do distrito de Namaacha e Moamba. Temos estado numa situação em que as pessoas são muitas e os locais são dispersos. Os meios existentes para podermos fazer a cobertura desses locais não são suficientes para cobrir tudo e tempo muito curto. Por isso, apelamos as pessoas para se retirarem das zonas baixas o mais rápido possível “, afirmou.
Até o momento relatam-se situações de desaparecimento de pessoas e da contínua subida do número de famílias afectadas pelas inundações provocadas pela chuva intensa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.