Governo está a mobilizar meios humanos e materiais para o reforço das acções de assistência às vítimas das inundações no distrito de Boane, província de Maputo.
Adriano Maleiane avança que numa primeira fase o estado encontra-se para acções de primeiros socorros e acomodação temporária dos afectados pelas enxurradas para posterior tomada de medidas de reabilitação das infra-estruturas danificadas.
O Primeiro-ministro falava, este sábado no distrito de Boane, após escalar o ponto onde decorrem os trabalhos de busca e salvamento das famílias que se encontram sitiadas em diferentes pontos daquela divisão administrativa da província de Maputo.
“ A organização, o estado, tem condições e é por isso que está no terreno a mobilizar todo o esforço para pelo menos arranjar uma acomodação transitória para aqueles que ficaram sem habitação e depois temos que mobilizar esforços para reabilitação das infra-estruturas que estão danificadas. Em termos de meios para apoiar, naturalmente nunca chegam, porque os eventos não avisam e nós sabemos que a nível da província temos ainda défice em termos de helicópteros, mas os barcos estão a fazer mais do que aquilo que poderia ter sido feito e vamos continuar a trabalhar. Recebi ainda há pouco tempo uma informação de uma organização que diz que ia dispor de alguns barcos insufláveis que ajudam a navegar nas águas que têm o nível deste que temos aqui. Então é isso que é preciso para complementar o apoio do estado”, disse.
O Instituto de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) alocou mais três embarcações para apoiar nas actividades de resgate das pessoas que ainda se encontram sitiadas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.