Dez milhões de pessoas em risco de se infectar pela cólera que já causou 1384 óbitos, no Malawi.
O alerta é da Sociedade da Cruz Vermelha do Malawi que olha com preocupação o aumento astronómico de casos de cólera, desde o início da presente estação chuvosa.
O Presidente da Sociedade da Cruz Vermelha no Malawi, Innocent Majiya, disse que o nível de preocupação aumenta pelo facto de, o país ter atingido uma taxa de mortalidade de 3,28%, a mais alta, pois a aceitável e estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de menos de 1%.
O presidente do Malawi, país com um cumulativo de 42.427 casos de cólera, viu-se forçado a abandonar o gabinete, esta segunda-feira, para lançar a 'Campanha Tithetse Kolera ', que traduzido, significa vamos acabar com a cólera.
Trata-se de uma campanha que visa interromper a transmissão do vibrião colérico em todos os distritos até o final deste mês.
A decorrer de 13 de Fevereiro a 30 de Março de 2023, a campanha prevê reduzir a taxa de mortalidade dos actuais 3,28 por cento para um por cento, o estabelecido pela OMS.
No âmbito do lançamento da campanha “vamos acabar com a cólera”, serão estabelecidos mecanismos de coordenação para apoio técnico, advocacia, mobilização de recursos e parceria a nível distrital e local.
Será ainda fortalecida a capacidade de detecção precoce e gestão de casos de cólera, melhorar o acesso à água potável e higiene alimentar adequada, melhorar a comunicação de risco, a mobilização e engajamento da comunidade, bem como melhorar a cobertura com saneamento e higiene adequados.
A campanha visa ainda fortalecer uma abordagem multissectorial direccionada para prevenir a recorrência da cólera onde o surto for controlado.
Segundo Lazarus Chakwera, a Força-Tarefa Presidencial sobre Coronavírus e Cólera fornecerá orientação política geral e supervisão para orientar a implementação deste roteiro por meio de planos sectoriais e outros dentro e fora dos principais sectores afectados. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.