O ceramista moçambicano Mapfara inaugura terça-feira, 14 de Fevereiro, às 18h, a primeira exposição do ano na galeria do Centro cultural Franco Moçambicano, CCFM.
A mostra Intitulada "Humanimalidade" é do artista moçambicano, reúne 25 obras de arte de cerâmica moderna e tradicional moçambicana, produzidas a partir de experiências quotidianas do autor, que busca explorar o lado humano.
Mapfara iniciou a sua carreira artística em 1999, quando se juntou à Associação Cultural Hulene em Frente, Achufre, onde aprendeu a fazer cerâmica como autodidata. Desenvolveu a sua arte, com base nas suas vivências, ideologias e crenças, assim como, vem desenvolvendo um estilo e técnicas de forma autónoma, conjugando cerâmica moderna da tradicional moçambicana.
No seu trajecto artistico, Mapfara tem algumas premiações nacionais e internaçionais, a destacar: vencedor, na categoria de escultura da Commonwealth Artsand Crafts Awards (Austrália – 2007/2008); Prémio ‘Revelação’, pela Fundação Alberto Chissano; Foi ainda premiado no concurso Footarte (2010); Premiado no Concurso “Descoberta” - Centro de Estudos Brasileiros (2005).
De seu nome de registo António Horácio Sitoi (Mapfara) nasceu a 29 de Outubro de 1979 em Maputo, Moçambique. É membro do Núcleo de Arte e de Achufre.
A mostra “HUMANIMALIDADE” poder ser vista até 25 de Março do corrente ano, no Centro Cultural Franco Moçambicano em Maputo.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.