O Presidente da República recomenda a população moçambicana a prestar atenção aos alertas do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres, face a iminência de inundações nesta época chuvosa.
Filipe Nyusi refere que o actual cenário poderá afectar a produção agrícola, abrindo espaço para bolsas de fome em algumas regiões.
“Chókwè atingiu o nível de alerta com 5.4 metros, sempre a subir, mas a informação que nos encorajou foi o facto de ainda não ser preocupação. O problema principal é o impacto nas machambas que estão a ficar alagadas, isso é problema porque vai dar na capacidade dos moçambicanos de se alimentarem. Tivemos também problemas de rombo no dique no Chissime, isso pode afectar o regadio. Ainda no Chókwè e Guijá, mais uma vez célebres do INGD, que alertaram, e as populações estão a fazer colheitas antecipadas”, disse.
O Chefe de Estado falava, em conferência de Imprensa, à sua chegada de Adis Abeba, onde participou na trigésima sexta Cimeira da União Africana. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.