O Governo decretou, esta terça-feira, Alerta Vermelho na sequência dos efeitos da época chuvosa e ciclónica 2022/2023.
O anúncio foi feito, em conferência de imprensa, no fim da sexta sessão ordinária do Conselho de Ministros.
O porta-voz do governo, Filimão Suázi, disse a jornalistas que a sessão apreciou as informações sobre as principais ocorrências, acções realizadas e em curso, visando minimizar o sofrimento das populações afectadas, pelas calamidades.
“O Conselho de Ministros foi informado das principais ocorrências da época chuvosa, onde se destaca, de 7 a 20 de Fevereiro corrente, o CENOE registou, na zona sul do país, em particular na província e cidade de Maputo e nos países vizinhos, precipitações intensas, acompanhadas por vezes de trovoadas que resultaram em danos. O registo de quarenta e três mil e quinhentas e vinte e seis pessoas afectadas, subindo em termos cumulativos para cem mil e quarenta e seis pessoas, desde o início da época chuvosa a 1 de Outubro de 2022, o registo de onze óbitos neste período, passando para um cumulativo de noventa e cinco óbitos, danos em habitações e instituições de ensino e de saúde, vias de acesso intransitáveis e outras vias condicionadas “, disse.
Segundo Filimão Suázi a sessão debateu também a monitoria da trajectória do ciclone tropical intenso, Freddy, que continua a movimentar-se em direcção a costa leste de Madagáscar.
A sexta sessão ordinária do Conselho de Ministros aprovou, ainda, a resolução que reconduz Abdul Naguibo, ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique - Empresa Pública. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.