O Sindicato dos Funcionários Públicos do Malawi exige reajuste salarial de 35%, face ao elevado custo de vida.
Além do reajuste salarial, os servidores públicos exigem reajuste de 25% sobre o subsídio de férias, para que possam sobreviver ao ambiente económico difícil que se instalou no país.
O secretário-geral do Sindicato dos Funcionários Públicos do Malawi, Charles Kumchenga, sustenta que a desvalorização do kwacha, moeda local em 25 por cento, é outro factor que contribuiu para o fraco poder de compra dos funcionários do aparelho do estado.
Kumchenga afirma que o sindicato acredita que o incremento será efectuado imediatamente após a aprovação próximo mês, do Orçamento Nacional 2023/24.
Por seu turno, Charkes Kalemba que lidera a equipa de negociação do governo, disse que o executivo está ciente das exigências dos servidores públicos, para além de rever os salários, irá igualmente melhorar as condições de trabalho.
No ano fiscal de 2022/23 que termina a 31 de Março próximo, o governo fez um reajuste salarial de 12%, contra os 30% propostos pelos funcionários públicos.
Dados do Ministério das Finanças mostram que no ano fiscal de 2021/22, a massa salarial do serviço público fixou-se em 436,3 biliões de kwachas/ano, e neste ano fiscal Projectou-se em 670,28 biliões de kwachas, representando um aumento de 53%.
Durante as reuniões de consulta pré-orçamento em Janeiro deste ano, o ministro das Finanças e Assuntos Económicos, Sosten Gwengwe, disse que salários, pensões e serviço da dívida pública consomem uma grande parte do orçamento.
A tendência foi atribuída ao crescimento da massa salarial em média de 50% ao ano.
Comentaristas económicos alertaram que, se a massa salarial do sector público for descontrolada, o governo será forçado a tomar mais empréstimos, impactando negativamente no próximo projecto financeiro e na economia, pois a massa salarial do sector público representa 23,52% do Orçamento do Estado.
Em 2022, uma análise conjunta do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial sobre a sustentabilidade da dívida alertou o governo do Malawi sobre o aumento da massa salarial e recomendou o congelamento de admissões e promoções no sector público. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.