Em Inhambane decorrem a bom ritmo os preparativos do lançamento da décima primeira edição do festival nacional da cultura cuja fase final terá lugar este ano na província de Maputo.
Dentro de dias será criado o Gabinete Provincial do Festival Nacional da Cultura, divulgação do regulamento e do calendário das diferentes fases do evento.
Depois do lançamento do festival a nível provincial será feita a inscrição e selecção dos grupos culturais nas localidades e postos administrativos.
Terminada esta etapa serão apurados os artistas que vão representar os Distritos na fase provincial da décima primeira edição do festival nacional da cultura.
A fase provincial é decisiva porque é nela em que serão selecionados os grupos que irão representar Inhambane na cimeira cultural a ter lugar na província de Maputo.
O Director Provincial da Cultura e Turismo em Inhambane Emídio Nhantumbo diz que a província tem um rico mosaico artístico que estará em exibição nas diferentes fases do festival nacional da cultura.
Nhantumbo aponta o canto e dança tradicional, canto coral, música ligeira, gastronomia, artes plásticas, poesia e teatro como sendo algumas manifestações culturais que constituem o prato forte da província.
A fonte assevera que Inhambane vai levar à fase final do festival nacional da cultura grupos com elevados padrões de qualidade de modo a garantir uma boa representatividade nesta festa de exaltação da diversidade cultural.
A décima primeira edição do festival nacional da cultura devia ter sido realizada em 2020, mas a pandemia da Covid-19 ditou o seu adiamento.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.