Mais de 30 ministros dos Negócios Estrangeiros do mundo vão assistir, esta terça-feira, o Debate Aberto sobre Mulher, Paz e Segurança, promovido por Moçambique, no âmbito do seu mandato mensal, como presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Para a sessão, há pelo menos 80 inscritos que deverão tomar a palavra após a apresentação do tema pela Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Verónica Macamo diz que quer chamar atenção ao mundo sobre a necessidade de se acabar com os conflitos que têm estado a minar o desenvolvimento dos países com forte pendor para a mulher e criança.
Mulher, Paz e Segurança foi um tema escolhido por Moçambique em pleno ano de celebração dos 23 anos da resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU que estabelece a necessidade de reflexão, urgente, sobre os efeitos dos conflitos em mulheres e raparigas.
Prevê-se que o debate aberto sobre Mulher, Paz e Segurança dure todo o dia com apenas um intervalo pelo meio, diferentemente das sessões rotineiras do Conselho de Segurança que, tradicionalmente, não observam qualquer interrupção e não ultrapassam quatro horas.
O Debate Aberto desta terça-feira é o primeiro dos dois grandes eventos promovidos no quadro da presidência rotativa mensal de Moçambique, no Conselho de Segurança da ONU.
No final do mês, ao mais alto nível, Moçambique vai apresentar o tema sobre o terrorismo e o extremismo violento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.