O Presidente da República, Filipe Nyusi, anuncia o desembolso de 250 milhões de meticais à província da Zambézia para permitir a rápida retoma de actividades no sector da Educação, Saúde e outros serviços sociais, após a devastação provocada pelo ciclone tropical Freddy.
Na sua comunicação à Nação, esta quarta-feira, Filipe Nyusi, avançou outras medidas com objectivo de responder a situação calamitosa naquele ponto do país.
“As empresas Linhas Aéreas de Moçambique e Aeroportos de Moçambique vão isentar o pagamento do transporte de produtos de emergência até 500 quilos, em voos nas áreas afectadas, até dia 20 do corrente mês. Na área dos transportes, vamos reduzir a tarifa de estadia de navios e serviços marítimos para 25% durante 60 dias. Vamos também reduzir em 50% a tarifa de manuseamento de carga nacional e serviços de cabotagem, especialmente para a ajuda humanitária durante 60 dias. Iremos ainda isentar custos de renovação de cartas de condução aos afectados, devidamente identificados e comprovados pelo INATRO. No sector do trabalho e segurança social, iremos apoiar todos os pensionistas residentes na província da Zambézia com material para a reconstrução das suas residências “, disse.
O Chefe de Estado avançou ainda que o governo decidiu a criação de um Gabinete permanente de reconstrução pós-ciclone.
Filipe Nyusi referiu igualmente que o governo vai constituição uma comissão técnico científica que terá o mandato de analisar e propor soluções ao executivo, para fazer face aos eventos climatéricos extremos.
A comunicação do Presidente da República será transmitida em reposição, esta quinta-feira, às 13 horas na Antena Nacional da Rádio Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.