Obras de construção da linha de transmissão de alta tensão de 218 quilómetros ligando Moçambique à Malawi começam a ganhar forma.
Ultrapassada a burocracia que imperava o arranque do Projecto, finalmente a linha de 400 kilovolts está a ser estendida, numa primeira fase desde a subestação de Matambo na província de Tete em Moçambique à fronteira de Zóbuè, numa extensão de 141 quilómetros.
A segunda fase dos trabalhos, compreende a construção da linha a partir da fronteira de Zóbuè até Phombeya em Balaka no Malawi, numa extensão de 77 kilómetros.
O empreiteiro indiano que está a executar as obras, com auxílio de uma empresa de consultoria alemã, assegurou que as obras serão concluídas até Dezembro deste ano, o prazo estabelecido.
O cumprimento do prazo conforta o alto comissário de Moçambique no Malawi Elias Zimba.
Áudio. Alto comissário de Moçambique no Malawi, Elias Zimba.
Para o governador da província de Tete Domingos Viola, a concretização deste projecto vai aumentar o volume de exportação de energia eléctrica e reforça cada vez mais a relação bilateral entre Moçambique e Malawi.
Áudio: Domingos Viola, governador da província de Tete.
A cônsul-geral do Malawi em Tete, Happy Saka disse que este é o início de um novo capítulo de desenvolvimento para o seu país, pois a interconexão vai minimizar a crise de energia que Malawi está a atravessar.
Refira-se que a empreitada está avaliada em 154 milhões de dólares, num financiamento do Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento alemão. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.