O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende que os africanos devem ser os principais actores, na resolução dos seus conflitos internos.
O Chefe de Estado diz que o processo de pacificação do país, após o conflito entre o Governo e a Renamo, é prova inequívoca de que esta é uma abordagem a ser replicada.
O Presidente Nyusi, falava esta quarta-feira, em Nova Iorque, no debate sobre a Experiência de Moçambique na Construção da Paz: Lições Aprendidas e Desafios.
“Uma das mais importantes lições do nosso processo é que os desafios africanos podem ser resolvidos pelas próprias lideranças africanas, pois o processo moçambicano está a ser resolvido por moçambicanos. O que é necessário é o compromisso firme das respectivas lideranças. Foi assim que conjuntamente com os líderes da Renamo, Afonso Dhlakama e agora Ossufo Momade, temos liderado directamente o processo de paz; colocamos em primeiro lugar os interesses do povo moçambicano”, disse.
Filipe Nyusi referiu-se à importância da confiança mútua entre as partes envolvidas para a criação de um ambiente propício à paz e resolução de conflitos, apontando o exemplo da relação mantida até hoje, coma liderança da Renamo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.