Subiu para dezasseis o número de óbitos devido a cólera no distrito de Govuro, província de Inhambane.
Deste número, sete foram mortes intra-hospitalares e nove ocorreram na comunidade de Ngonche, onde estavam acampados perto de trezentos pescadores para facilitar as suas actividades.
O médico-chefe na direcção provincial de saúde em Inhambane disse que para reverter a situação da prevalência da cólera nas zonas circunvizinhas de Ngonche, nomeadamente, Matasse, Xinhungo e Xamixane, este último pertencente ao distrito de Machanga, em Sofala, estão em curso acções de sensibilização para a necessidade de melhoramento das condições de saneamento do meio.
Joao Muchanga, referiu que as actividades são desenvolvidas em coordenação com as lideranças locais e praticantes da medicina tradicional.
Muchanga salientou que, não obstante, o esforço está sendo ensombrado pela recusa de alguns pacientes a dirigir-se à unidade sanitária, fenómeno que poderá prolongar a prevalência da doença na região, bem como elevar o número de mortes, devido a cólera.
Médico-chefe na direção provincial de saúde em Inhambane fez saber que, nos últimos dez dias, cento e dois pacientes deram entrada no centro de tratamento de doenças diarreicas, incluindo a cólera, sendo que noventa por cento são homens, na sua maioria pescadores.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.