“A Dança da Poligamia” é título de um bailado que estreia no próximo dia 28 de Abril, no Auditório da Televisão de Moçambique (TVM). O espetáculo produzido pela VINA Produções, enquadra-se nas celebrações do Dia Mundial da Dança, que se assinala anualmente a 29 de Abril.
“A Dança da Poligamia” é da autoria e direcção artística de Casimiro Nhussi, que procura explorar a riqueza das artes cénicas nos domínios do teatro, poesia, música e sobretudo a dança.
Através do corpo, da representação e oralidade, “A Dança da Poligamia” propõe uma conversa sobre um fenómeno cultural de matriz africana que continua presente na sociedade contemporânea.
O bailado será apresentado numa noite de gala que promete convergir no mesmo palco a visão e perspectivas dos artistas sobre a Poligamia; a partir do seu contexto histórico e os dias de hoje.
De acordo com Casimiro Nhussi, “A Dança da Poligamia é uma chuva dos movimentos melódicos, dos sentimentos profundos que carregam as emoções estrambóticas dos maridos e mulheres. A Dança da Poligamia é um canto e é um poema amoroso encurralado na teia das emoções de um ser humano. Canta as canções religiosas e culturais das tradições de um povo, pode ser dançada emocionalmente ou intelectualmente”.
O bailado procura igualmente influenciar uma compreensão sobre os impactos da Poligamia na promoção dos direitos fundamentais da humanidade, olhar os possíveis conflitos entre a tradição, lei e género, bem como reflectir sobre o lugar da tradição na sociedade actual em Moçambique.
Por isso, antes do bailado “levamos acabo um ciclo de debates sobre poligamia, reunindo diversos actores. Não necessariamente artistas, mas intervenientes de diferentes áreas importantes da nossa sociedade. Com esta abordagem pretendemos demonstrar que a arte é parte fundamental de uma sociedade e ela cruza-se com todos os saberes”, acrescenta Casimiro Nhussi, bailarino, coreógrafo e director artístico do bailado “A Dança da Poligamia”.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.