O Congresso Nacional Africano (ANC) apela ao cessar-fogo imediato entre as forças em conflito no Sudão.
O posicionamento foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, no terminus da reunião do Comité Executivo Nacional, que durou quatro dias.
Ramaphosa diz que o ANC está preocupado com a erupção do conflito no Sudão e apela á intervenção urgente da União Africana.
“Medidas urgentes devem ser tomadas pela União Africana para encorajar o processo de paz no Sudão e encorajar o estabelecimento de um governo de transição que deve trabalhar seriamente para estabelecer instituições democráticas naquele país”, disse o Presidente do Congresso nacional Africano, Cyril Ramaphosa, discursando no encerramento da reunião de quatro dias do Comité executivo nacional do partido.
A África do Sul iniciou já o processo de evacuação de setenta e sete cidadãos seus, que estavam em Cartum.
Sabe-se que estes cidadãos estão a ser transportados para uma das seguintes fronteiras: Djibuti, Etiópia e Egipto.
Por outro lado a África do Sul garante que a equipa das forças armadas enviada para a capital sudanesa vai apoiar na evacuação de cidadãos de outros dois países da região, entretanto não revelados. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.