Cerca de seiscentas mil toneladas de tomate, foram comercializadas, até ao momento, no distrito de Chiúta, na província de Tete.
Esta quantidade, representa um crescimento, na ordem de dez por cento do esforço empreendido pelos intervenientes, envolvidos na campanha de comercialização, do ano passado.
Apesar deste avanço, na produção de tomate registado este ano, o distrito de Chiúta, continua a somar perdas avultadas, deste produto, por falta de uma fábrica de processamento.
O administrador do distrito de Chiúta, explicou que na localidade de Caúnda, está paralisado, a mais de cinco anos, o projecto de construção da fábrica de processamento de tomate.
Segundo Gonçalves Jemusse, com a existência de uma unidade fabril, naquele distrito, as perdas de produção de tomate, poderiam reduzir, consideravelmente.
A localidade de Caúnda e o posto administrativo de Cazula, são os pontos com maior produção de tomate, a nível do distrito de Chiúta. (RM Tete)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.