Países africanos, incluindo Moçambique, estão a procura de soluções locais para o diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV e Sida, no continente.
Especialistas africanos ligados à investigação sobre o HIV reconhecem que o continente tem potencialidades para o tratamento e prevenção da Sida.
O Primeiro-Ministro, Adriano Maleane, disse hoje na abertura da Conferência Internacional de pesquisa sobre o HIV em África, que decorre em Maputo, que o continente está a registar avanços na prevenção e combate à doença.
Maleiane falou da realidade moçambicana, destacando que noventa e cinco por cento dos pacientes com o HIV/ Sida estão em tratamento anti-retroviral, e reconheceu que a taxa de prevalência do HIV continua elevada no país.
Na conferência internacional de pesquisa sobre o HIV em África serão apresentados setecentos trabalhos científicos, sendo que 110 investigações foram realizadas por instituições moçambicanas.
O Primeiro-Ministro quer que os cientistas africanos aproveitem a ocasião para cruzar conhecimentos sobre a realidade africana no que diz respeito à prevenção do HIV.
O evento servirá, igualmente, para analisar os mais recentes avanços científicos sobre o HVI e Sida no continente. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.