O sector de saúde pondera introduzir medicamentos de toma semanal ou mensal para o tratamento antiretroviral, em pessoas vivendo com HIV-SIDA, no país.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, em Maputo, pelo Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani, no encerramento da décima-sétima Conferência de pesquisa científica sobre o HIV/SIDA.
“ Há algums medicamentos novos, há medicamentos com formulações novas, portanto, de que é possível dar um medicamento com tomas menos frequentes, portanto medicamentos que chamamos de libertação lenta. O paciente poderá tomar medicamentos com a frequencia semanal ou mensal e este tipo de medicmentos começam já a ter resultados de investigação. Portanto, para nós, é uma área que também merece uma atenção, especialemte para país como Moçambiue que tem muita gente que vive com o HIV e que está em tratamento anti-retroviral “, disse.
O Vice-Ministro da Saúde aponta a prevenção de novas infecções pelo HIV e a eliminação da transmissão do vírus de mãe para filho, como algumas das prioridades do sector. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.