O Conselho Municipal de Nampula pode pagar uma multa de cerca de três milhões de meticais por ter violado a lei ambiental, ao depositar de lixo hospitalar numa lixeira comunitária no bairro de Natikiri.
A informação foi prestada, esta sexta-feira, pelo delegado provincial da Agência Nacional para o controle da Qualidade Ambiental, Tadeu Mariano, em conferência de imprensa, após uma denúncia anónima.
“Neste lixo hospitalar, detectámos a presença de lixo orgânico, biológico e instrumentos perfuro-cortantes, com outro tipo de lixo. E fomos verificar que até provas em contrário, a empresa que faz a recolha de lixo na cidade está a desenvolver esta actividade sem o devido licenciamento ambiental, o que é uma violação gravíssima a lei do ambiente. Também não está licenciada para o tratamento de lixo perigoso, o que é também uma outra violação. Então, nós vamos tomar as devidas medidas para corrigir esta situação“, disse.
Em reacção, o presidente do Município de Nampula, Paulo Vahanle, alega tratar-se de uma acção combinada entre o motorista que transportava o lixo e o Hospital Central de Nampula, para manchar a sua governação. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.