O autor e académico moçambicano, Jorge Ferrão fala da sua relação com os livros e conta as estórias que formam o seu percurso de vida. A conversa está agendada para esta noite, 17 de Maio, na Fundação Fernando Leite Couto.
Em nota de imprensa, a Fundação Fernando Leite Couto destaca que a escolha do actual Reitor da Universidade Pedagógica deve-se a notável empenho na valorização das artes e cultura na comunidade estudantil.
A conversa que será conduzida de forma descontraída e informal faz parte do evento denominado “Mabulu – Livros e estórias da minha vida” que acontece mensalmente com uma destacada figura do panorama sociocultural moçambicana.
Jorge Ferrão publicou em 2018, o livro “Mamíferos: uma selecção da nossa fauna” que é um contributo no conhecimento e, sobretudo na preservação da fauna moçambicana e uma mostra da riqueza faunística.
Ferrão é pesquisador sócio-ambiental, tendo desenvolvido parte do seu trabalho académico e profissional na implementação e gestão dos parques transfronteiriços na África Austral, em particular na África do Sul, Moçambique, Zimbabwe e na Tanzânia.
Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) em Maputo, concluiu o Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade do Zimbabwe (SARPS) e, posteriormente, o Doutoramento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Brasil.
Ao longo da sua carreira, coordenou o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo, que integra os Parques Nacionais do Kruger (África do Sul) Limpopo (Moçambique) e Gonarezhou (Zimbabwe).
Escreveu e publicou uma tese sobre “A implementação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) e a gestão de recursos naturais na África Austral”. Durante sete anos, Jorge Ferrão foi Reitor da Universidade Lúrio. Foi ainda ministro da Educação e Desenvolvimento Humano.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.