Termina em Junho próximo o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros da Renamo (DDR) com o encerramento da última base, em Gorongosa, na província de Sofala.
O anúncio foi feito pelo Presidente da República, em Nova Iorque nos Estados Unidos da América.
Filipe Nyusi destacou o apoio das nações unidas neste processo salientado a necessidade da continuidade do auxílio na fase pagamento de pensões.
“Nesse caso, agradecer o secretário-geral, através do seu enviado especial, que tem nos dado muito apoio; apoio que vai ser necessário agora porque estamos a passar para a fase de pensões. Eu havia dito, como forma de criar equilíbrio, sustentabilidade da paz em Moçambique, o governo decidiu pagar pensões, mesmo não tendo descontado e como esse processo é novo, precisamos da equipa que está a trabalhar neste processo que se mantenha por algum tempo, para assegurar a sua implementação”, disse.
Em Nova Iorque Filipe Nyusi reuniu-se esta terça-feira, com o Presidente de Malta, George Vella, o representante do primeiro-ministro do Reino Unido para a prevenção da violência sexual em conflitos e a Presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.