O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, deverá visitar a Rússia a Ucrânia na próxima semana numa missão de paz africana, disse hoje à Lusa fonte da Presidência da República sul-africana.
"Estamos a finalizar e emitiremos uma nota assim que todos os detalhes forem confirmados", adiantou à Lusa o porta-voz do chefe de Estado sul-africano, Vincent Magwenya, escusando-se a avançar detalhes.
Na quarta-feira, no debate parlamentar do orçamento da Presidência na Cidade do Cabo, o Presidente Ramaphosa comprometeu-se a visitar os dois países para incentivar uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.
"O nosso entendimento de não-alinhamento - que é distinto do conceito de neutralidade - está enraizado nos princípios de Bandung, que continuam a orientar o Movimento dos Não-Alinhados", declarou.
"Entre eles, a abstenção do uso de mecanismos de defesa colectiva para atender a quaisquer interesses particulares das grandes potências e o respeito à justiça e às obrigações internacionais", adiantou.
Na sua intervenção, Ramaphosa afirmou que "desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a posição (a África do Sul) tem sido a de que este conflito precisa de ser resolvido pela negociação", salientando que "a África do Sul tem o prazer de participar numa missão de seis países africanos para procurar uma solução pacífica para o conflito".
Nesse sentido, o chefe de Estado sul-africano avançou que vai enviar os ministros das Relações Internacionais e Cooperação; do Comércio, Indústria e Concorrência e o das Finanças e um ministro da Presidência aos países do G7 "para explicar a missão de paz e tratar vários assuntos diplomáticos".
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, aceitaram recentemente receber uma missão de paz de seis chefes de Estado africanos, em Moscovo e Kiev.
A iniciativa de paz africana é promovida pelos chefes de Estado da África do Sul, Zâmbia, Senegal, República do Congo, Uganda e Egipto, com o apoio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, segundo a Presidência da República sul-africana. (RM-Angop)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.