A vila municipal de Metangula Niassa enfrenta sérios problemas ambientais causados pelos assentamentos informais e fragilidade dos solos.
Muitas famílias da vila Municipal de Metangula fixaram residências nas imediações da formação montanhosa Chifuli, ao longo da costa do Lago Niassa e nas margens de alguns rios.
Actualmente várias residências estão inundadas, sobretudo no bairro de Thungo, na vila-sede de Metangula, erguidas nas margens do Lago Niassa.
O arrastamento, deslizamento de terras e grandes rochas representam igualmente um risco para os munícipes, que construíram residências nas imediações da montanha.
Igualmente está na origem da degradação ambiente na Vila Municipal, a pressão sobre os recursos naturais, a exploração de pedras para a construção civil, desflorestamento e o uso da terra para o fabrico de tijolos, aliados às mudanças climáticas.
Falando no quadro das celebrações do Dia Mundial do Ambiente ,que hoje se celebra, Anselmo Ngaunje e Domingos Vidal. residentes em Metangula, sugerem a criação de novos assentamentos para a evacuação da população que vive em zonas de risco.
O director dos serviços provinciais do Ambiente no Niassa, Jornito Muemed considera legitima a proposta porquanto, o distrito do Lago é vulnerável a eventos extremos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.