Será lançada, nos próximos dias, em Moçambique, uma campanha de testagem de antigos mineiros e seus dependentes para o pagamento de compensações por doenças ocupacionais.
De acordo com o director regional da agência de recrutamento de mão-de-obra para as minas da África do Sul, José Carimo, a campanha vai movimentar clínicas móveis que vão complementar o trabalho feito pelos centros de saúde ocupacionais existentes.
Depois de serem testados, os potenciais beneficiários, que tenham contraído tuberculose ou silicose, vão começar a receber os valores da compensação.
O fundo de pagamento de compensações por doenças ocupacionais foi estabelecido, em 2018, na África do Sul, após consenso entre as mineradoras e os sindicatos.
Trabalho visível já se faz sentir no Lesotho e na própria África do Sul, sendo que em Moçambique há um ligeiro atraso, apesar do memorando assinado em Março passado, entre o Ministério do Trabalho e Segurança Social e o fundo Thiamiso Trust:
José Carimo disse que o fundo de compensações por doenças ocupacionais é de cinco bilhões de rands para beneficiar mineiros e seus dependentes, elegíveis, de países, como Moçambique, que fornecem mão-de-obra à indústria mineira da África do Sul. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.