O Presidente Cyril Ramaphosa diz que será ele a anunciar o posicionamento da África do Sul sobre a presença de Vladimir Putin na cimeira do grupo de países de economia emergente, BRICS, agendada para Agosto, em Joanesburgo.
Informações não confirmadas oficialmente indicam que o comité interministerial, criado para lidar com o assunto, deve submeter, ainda esta semana, a proposta ao presidente Cyril Ramaphosa.
A África do Sul acolhe a próxima cimeira do grupo de países de economia emergente e Vladimir Putin é um dos convidados.
No entanto o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura contra Putin, acusando-o de crimes de guerra na Ucrânia.
A África do Sul é signatária do Estatuto de Roma e o Presidente Ramaphosa assegura que o assunto está a merecer a devida atenção e que vai ser ele a informar sobre o posicionamento final:
“A questão da presença do presidente Putin na cimeira do Brics, como eu disse, está a ser discutida à luz do mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal contra ele. Portanto, nós, a África do Sul, sendo o anfitrião, obviamente, temos que discutir isto e chegarmos a uma posição clara. Muito do que se diz por aí é apenas conversa. Como eu disse, numa conferência de imprensa anterior, no final vocês ouvirão de mim. Serei eu quem irá dizer que é isto que vai acontecer”, disse.
Recentemente, o Ministério sul-africano das relações exteriores emitiu uma ordem para conceder imunidade diplomática aos participantes da décima quinta cimeira do grupo de países de economia emergente.
No entanto explicou que estas imunidades não anulam qualquer ordem judicial que possa ter sido emitida por um Tribunal internacional contra qualquer participante da conferência. (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.