O Governo defende que é urgente a participação do sector privado no femento de caju no pais, desde a produção e distribuição de mudas e controlo de pragas e doenças desta cultura
A posição foi defendida esta quinta-feira pelo Secretário de Estado em Nampula, Jaime Neto, em representação do Ministro da Agricutura e Desenvolvimento Rural, na primeira reunião nacional de concertação dos actores da cadeia de valor do caju em Moçambique.
Segundo Jaime Neto, o caju é uma importante cultra de rendimento para o pais e envolve mais de um ponto quatro milhões de pequenos agricultores no seu cultivo e a sua cadeia de valor cria empregos e rendimento monetários e retorno de investimento dos seus praticantes.
Por isso o governo defende que a particiação do sector privado é crucial para catapultar a promoçao da cultura do caju, enquanto continuar a criar mecanismos de facilidades para estimular indústria do caju.
Já na sua mensgem, os produtrores de castanha de caju congratulam o governo pela realização desta primeira reunião nacional dos actores do caju, considerando que está a ser dado o primeiro passo para a solução de vários problemas que emperram o desenvolvimento do sector do caju no país.
Para a AICAJU-Associação dos Industriais do Caju, as recomendações desta primeira reunião nacional de concertação dos actores da cadeia de valor do caju em Moçambique devem ser implementados imediatamente para todos os bens dos actores do sector do caju.
Esta quinta e sexta-feira, os participantes vão debater vários temas do sector do caju, com destaque para dinâmica do mercado e progresso do sector do caju, pespectivas da indústra do caju em Moçambique, financiamento a indústria do caju, entre outros.
Além do governo, participam produtores, associações, agentes económicos, a banca e parceiros de cooperação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.