Moçambique e Egipto querem reactivar a comissão mista para aprofundar novas áreas de cooperação, nomeadamente, Defesa e Seguranca, Agricultura, Saúde e Infra-estruturas.
A intensão foi manifestada, esta sexta-feira em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e o seu homólogo do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, num encontro entre os dois estadistas.
Na área de infra-estruturas, Filipe Nyusi disse que Moçambique quer colher a experiência do Egipto na componente de gestão de recursos hídricos, de modo a impulsionar a actividade agrícola e pesqueira no país.
“ Sabe-se que o Egipto na ãrea hídrica tem muita experiência. Vamos continuar a cooperar na agricultura. Queremos aprofundar mais na área de pescas e para tal vamos reactivar as comissões mistas. Precisamos de fazer a terceira-comissão mista entre os nossos dois países, onde os técnicos irão ter o espaço para poder discutir o que fazer, produzir a matriz, exactamente o que deve acontecer“, disse.
No domínio da Defesa e Segurança, Nyusi disse que o Egipto vai apoiar Moçambique, na formação das Forças Especiais, no âmbito do combate ao terrorismo e outros crimes.
Durante o encontro havido, esta sexta-feira, o Chefe de Estado moçambicano agradeceu ao seu homólogo pelo voto do governo egípcio, no quadro da eleição de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na ocasião o Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-sisi, referiu que no tocante a questões da área de Defesa e Segurança, o seu país comunga dos mesmos ideais de Moçambique, assentes no diálogo como solução para a resolução dos conflitos que se registam em África e no mundo. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.