Mais de trezentos mil produtores de arroz na província de Sofala, beneficiam de uma máquina de corte e processamento, facto que contribui para a redução das perdas pós-colheita.
Trata-se de ’auto combinada’, equipamento com capacidade de corte e processamento de cerca de três hectares de arroz por dia.
Ricardo Cunhaque, é um dos produtores de arroz no distrito de Dondo, que enaltece a importância do equipamento, que vai dinamizar a produção desta cultura, nas diversas cadeias de valor.
O director provincial da Agricultura, em Sofala, Mourenze Cauzande, que falava num encontro com os produtores, apelou ao aumento dos níveis de produção de arroz e, por via disso, garantir o incremento da renda familiar.
“Na colheita manual as pessoas gastavam cerca de quinze mil meticais para colher um hectare mas com esta máquina gasta-se sete mil meticais por hectare e em uma hora de tempo ela consegue colher um hectare, então reduz em termos de tempo e custos, trazendo uma grande vantagem”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.