O Ministério da Economia e Finanças desmente a informação segundo a qual, o Estado moçambicano está sem dinheiro para pagar salários, na função pública, até ao final de ano em curso.
A organização da sociedade civil, Centro Para Democracia e Desenvolvimento, CDD, escreveu este domingo, que se vivem momentos conturbados na administração pública e o Estado está em dificuldades de pagar salários, até ao fim do ano.
O porta-voz do Ministério da Economia e Finanças, Alfredo Muthombene, falando em entrevista à Rádio Moçambique, esclarece que os atrasos que se registam no pagamento de salários devem-se aos reajustes em curso na lei que aprova a Tabela Salarial Única.
“O estado moçambicano tem estado a pagar salários todos os meses, conforme aquilo que está programado. O que temos estado a ver é que com estas alterações que vêm sendo feitas à lei nr 5/2022 de 14 de Fevereiro sobre a Tabela Salarial Única há alguns atrasos por parte dos sectores em dar alguma conformidade à folha salarial e isso faz com que o pagamento de salários aconteça normalmente até ao último dia, está previsto no calendário, o que não era habitual, portanto que é o dia 30, mas de uma ou de outra forma sempre acontece e todos os meses até agora que estamos em Junho, temos estado a pagar salários de forma normal”, disse.
Entretanto, recentemente, o governo informou que, com a Tabela Salarial Única, a folha salarial do Estado saiu dos 11 para 18 mil milhões de meticais, um valor considerado acima da média.
Actualmente, decorrem reajustes, de modo a estabelecer uma base de 14 mil milhões de meticais mensais em remunerações. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.