No distrito de Chicualacuala norte de Gaza, quinze raparigas foram de desvinculadas de uniões prematuras e reintegradas na escola, nos últimos dois anos.
Estas raparigas foram resgatadas no âmbito da iniciativa Spotlight, que actua em áreas prioritárias de combate à violência sexual baseada no género e direitos de saúde sexual e reprodutiva, implementada pela Associação sócio-cultural horizonte Azul (ASCHA).
A administradora de Chicualacuala, Cacilda Banze, que avançou a informação, disse que o governo distrital e parceiros trabalham com as comunidades para que estas abandonem os ritos de iniciação que são vistos como incentivo para as uniões prematuras.
Cacilda Banze, falava esta quinta-feira, na Praia de Xai-Xai, num encontro de reflexão com parceiros, em torno dos ganhos alcançados durante a implementação da iniciativa Spotlight, durante os dois anos.
A directora executiva da Associação sócio cultural Horizonte (Aazul), Dalila Macuácua, disse que os resultados da iniciativa Spotlight são encorajadores nos três distritos implementados, nomeadamente Xai-Xai, Chongoene e Chicualacuala.
Face a estes resultados, Dalila Macuácua, avança a necessidade de se replicar a iniciativa em todos os distritos da província. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.