Governo do Malawi proíbe exportação de sucata por seis meses, por conta da vandalização de infra-estruturas públicas.
Os sectores de electricidade, água, telecomunicações e de transporte, são os mais lesados.
Indivíduos de má-fé, apoderam-se de cabos, cantoneiras, linha férrea entre outros, transportados aos locais de compra de ferro velho.
Esta situação, levou o ministério da Indústria e Comércio, juntamente com o ministério da segurança interna, a emitirem um comunicado que proíbe a exportação de sucata por seis meses.
“Há evidências de que os envolvidos na vandalização de infra-estruturas públicas, vendem os materiais como sucata para atender às necessidades de negócios, o que contrasta com a nossa agenda de desenvolvimento nacional”, refere diz o comunicado.
Após a proibição, todas as licenças de exportação de sucata foram imediatamente suspensas.
Nos próximos seis meses, os ministérios do comércio e da segurança interna, vão rever a Lei de Revendedores de Metal Usado e Sucata de 1971.
De seguida, farão o levantamento e registo de todos os revendedores de metal usado e sucata para melhor controlo.
A medida, trouxe reacções mistas no seio da comunidade empresarial.
Para o presidente da Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria do Malawi, Lekani Katandula, compreende-se a posição do governo, contudo, a medida irá desacelerar as exportações do país.
O presidente do Grupo de Trabalho Nacional sobre Política Comercial, Frederick Changaya, observou que, embora não apoie, a proibição é necessária e provavelmente há muito esperada.
Mas o secretário-geral da Associação de Operadores de Pequenos Negócios do Malawi, Tennyson Mulimbula, saudou a medida com reservas, dizendo que o governo deve intensificar a triagem de comerciantes de sucata e impor sanções mais duras aos envolvidos na vandalização de infra-estruturas.
O secretário executivo da Câmara de Pequenas e Médias Empresas, James Chiutsi, disse que as autoridades devem procurar maneiras de proteger as infra-estruturas publicas e, ao mesmo tempo, permitir que o negócio de exportação de sucata continue. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.